AULA UM – PRODUÇÃO TEXTUAL – 3º BIM A carta como gênero textual A carta ou correspondência está entre os gêneros textuais mais aplicados na comunicação do cotidiano. A principal característica desse gênero é a existência de um emissor ( remetente ) e um receptor ( destinatário ). Com a tecnologia, a carta passou por um processo de adaptação na forma de transmissão que deixou de ocorrer somente em papel e assumiu o meio eletrônico. Na atualidade, a forma de transmissão mais utilizada para a carta é o e-mail ( electronic-mail - ou correio eletrônico, na tradução para o português). Há três tipos básicos de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência oficial, a correspondência comercial e a correspondência pessoal. Carta Pessoal As cartas pessoais não seguem um modelo pronto. Nelas, o texto reflete as intenções do remente ao destinatário. Ainda assim, a coerência textual é recomendáv...
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LITERATURA – AULA DOIS – 3º BIMESTRE Nesta aula de segunda-feira (26/08), apresentamos em sala o curta-metragem premiado “ Vida Maria ”, como comparativo com Vidas Secas. Para quem não compareceu, vale a pena assistir (acima), e refletir sobre as semelhanças entre a personagem Maria (da animação) e Fabiano (do livro Vidas Secas). É possível traçar um paralelo de Fabiano e Maria com pessoas fora do contexto da seca? No ambiente em que vivemos, há “fabianos” e/ou “marias”? Escreva, reflita, comente, opine nesta página (na sequência). Lembrando que as postagens contam como nota extra de participação.
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LITERATURA – AULA UM – 3º BIMESTRE Abrimos o 3º bimestre com uma análise profunda do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A partir de agora, vamos traçar um paralelo com outras obras que tratam da mesma temática: a seca da região Nordeste. Mais que conhecer um livro, a ideia é utilizar a literatura como base para uma análise crítica da nossa realidade. Para iniciar, observe a figura abaixo. Reflita e escreva no campo de comentários (logo abaixo) sobre o que pensa em relação à imagem. Essas pessoas mostradas na foto podem ser comparadas a Fabiano, de Vidas Secas? De que forma assemelham-se ao personagem de Vidas Secas? Qual a perspectiva de vida de homens e mulheres nessas condições? OS COMENTÁRIOS SERÃO ANALISADOS E CONTARÃO PARA EFEITO DE PONTO EXTRA NA NOTA DO BIMESTRE.
LEITURA – CINCO MINUTOS - 1a parte
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LEITURA – CINCO MINUTOS PARTE UM Primeiro romance do escritor José de Alencar, Cinco Minutos foi publicado em 1856 em forma de folheto para o jornal Diário do Rio de Janeiro. Alguns meses depois, com todos os capítulos já publicados, os textos foram impressos em única edição e distribuídos para os assinantes do periódico. A edição foi procurada por muita gente, abrindo as portas para o escritor. Mesmo 163 anos depois de obra ter sido publicada, a leitura permite a reflexão sobre a relação que temos com o TEMPO – e como poucos minutos podem fazer a diferença na vida de um homem ou de uma mulher. Uma das características mais interessantes da obra é que os nomes dos personagens só são conhecidos nos capítulos finais do romance. O livro foi escrito na forma de carta a uma prima do autor. “É uma história curiosa a que lhe vou contar, minha prima. Mas é uma história e não um romance. Há mais de dois anos, seriam seis horas da tarde, dirigi-me ao Rocio para tomar o ôni...
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AULA UM – Literatura – 3º BIMESTRE Após duas semanas de revisão e reflexão sobre o primeiro semestre letivo, abrimos o 3º bimestre conhecendo um dos mais importantes autores da literatura nacional: José de Alencar. Mais que conhecer a biografia do autor romantista, a intenção é levar a uma reflexão sobre a importância de Alencar na nossa literatura e na nossa forma de pensar o mundo que nos cerca através de obras consagradas. José de Alencar José Martiniano de Alencar (Massejana/CE, 01/05/1829 - Rio de Janeiro/RJ, 12/12/1877) é um dos maiores representantes do Romantismo no Br asil e um dos principais nomes da literatura nacional. Ficou marcado por investir em uma literatura nacional, menos influenciada pelos colonizadores portugueses. Assim, as obras de Alencar apresentam a cultura do povo, a história e as regiões brasileiras com uma linguagem inovadora para a época. Trabalhou como jornalista, como muitos escri...
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AULA UM - 3º BIMESTRE - EXERCÍCIO DE GRAMÁTICA E DE LEITURA & PROD. TEXTUAL Começamos o 3º bimestre com um conteúdo que busca estimular a criticidade de vocês, alunos. A leitura é uma das ferramentas para aguçar esse senso crítico, sempre de forma ponderada, respeitosa e construtiva. Lembrem-se que nem sempre uma opinião diferente da sua é uma opinião errada. Abaixo, a análise de um texto expositivo (resenha), para análise de texto e exercícios sobre PREPOSIÇÃO. Leia este texto que nos conta sobre o livro “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”, escrito por Maurilo Andreas: O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro. As ilustrações aproximam-se do universo infantil, enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos, sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão. Isso, a partir dos cabelos cacheados de uma menina. Uma história que utiliza a fantasia para...