AULA UM - 3º BIMESTRE -
EXERCÍCIO DE GRAMÁTICA E DE LEITURA & PROD. TEXTUAL
Começamos o 3º bimestre com um conteúdo que busca estimular a criticidade de vocês, alunos. A leitura é uma das ferramentas para aguçar esse senso crítico, sempre de forma ponderada, respeitosa e construtiva. Lembrem-se que nem sempre uma opinião diferente da sua é uma opinião errada.
Abaixo, a análise de um texto expositivo (resenha), para análise de texto e exercícios sobre PREPOSIÇÃO.
Leia este texto que nos conta sobre o
livro “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”, escrito por Maurilo Andreas:
O livro trata do
encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro. As
ilustrações aproximam-se do universo infantil, enquanto o texto utiliza
alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos, sem a necessidade de nos
encaixarmos em um padrão. Isso, a partir dos cabelos cacheados de uma menina.
Uma história que
utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda de identidade e da
autoestima em função da padronização da beleza. Um texto poético, bem
complementado por ilustrações lúdicas e leves, mas que não se furta a abordar
questões relevantes. Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito
às diferenças.
Disponível em:
<http://www.ronaeditora.com/editora/>.
Questões
Questão 1 – O
objetivo de quem escreveu o texto é:
a) criticar b) divulgar
c) informar d) entreter
Questão 2 – Encontra-se
uma opinião sobre o livro na passagem:
a) “O livro trata do encanto que cada
um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”
b) “As ilustrações aproximam-se do
universo infantil […]”
c) “Uma história que utiliza a
fantasia para mostrar os perigos da perda […]”
d)
“Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves […]”
Questão 3 – No
trecho “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a
beleza de sermos como somos […]”, a preposição “para” mais o verbo “mostrar”
estabelecem uma relação de:
a) conclusão b) explicação
c)
finalidade d)
comparação
Questão 4 – Em “[…] cabelos cacheados de uma menina.”, a preposição “de” indica a ideia de:
a) causa b) posse
c) meio d) origem
Questão 5 – Na
passagem “Uma proposta de reflexão sobre a importância do
respeito às diferenças.”, a preposição grifada exprime a ideia de:
a) posição superior b) assunto
c) modo d) posição inferior
Questão 6 – A
preposição “sobre”, no contexto da frase da questão anterior, apresenta o mesmo
sentido da locução:
a)
a respeito de b)
devido a
c) a despeito de d) de acordo com
Questão 7 – Assinale
a alternativa em que o “a” funciona como preposição:
a) “[…] a beleza de sermos como somos
[…]”
b) “Uma história que utiliza a
fantasia para mostrar os perigos […]”
c)
“[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”
d) “Uma proposta de reflexão sobre a
importância do respeito […]”
Questão 8 – Registra-se
o emprego de locução prepositiva em:
a) “O livro trata do encanto que cada
um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”
b) “[…] enquanto o texto utiliza
alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”
c) “[…] sem a necessidade de nos
encaixarmos em um padrão.”
d)
“[…] e da autoestima em função da padronização da beleza.”
Questão 9 – Marque
a frase em que o termo sublinhado é uma preposição:
a) “O livro trata do encanto que cada
um possui […]”
b)
“[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”
c) “Uma história que
utiliza a fantasia para mostrar […]”
d) “[…] mas que não
se furta a abordar questões relevantes.”

Comentários
Postar um comentário