AULA UM - 3º BIMESTRE - 
EXERCÍCIO DE GRAMÁTICA E DE LEITURA & PROD. TEXTUAL 

Começamos o 3º bimestre com um conteúdo que busca estimular a criticidade de vocês, alunos. A leitura é uma das ferramentas para aguçar esse senso crítico, sempre de forma ponderada, respeitosa e construtiva. Lembrem-se que nem sempre uma opinião diferente da sua é uma opinião errada.
Abaixo, a análise de um texto expositivo (resenha), para análise de texto e exercícios sobre PREPOSIÇÃO.

Leia este texto que nos conta sobre o livro “Cachinhos, Conchinhas, Flores e Ninhos”, escrito por Maurilo Andreas:
    O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro. As ilustrações aproximam-se do universo infantil, enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos, sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão. Isso, a partir dos cabelos cacheados de uma menina.
    Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda de identidade e da autoestima em função da padronização da beleza. Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves, mas que não se furta a abordar questões relevantes. Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.
Disponível em: <http://www.ronaeditora.com/editora/>.

Questões
Questão 1 – O objetivo de quem escreveu o texto é:
a) criticar                       b) divulgar
c) informar                     d) entreter

Questão 2 – Encontra-se uma opinião sobre o livro na passagem:
a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”
b) “As ilustrações aproximam-se do universo infantil […]”
c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos da perda […]”
d) “Um texto poético, bem complementado por ilustrações lúdicas e leves […]”

Questão 3 – No trecho “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”, a preposição “para” mais o verbo “mostrar” estabelecem uma relação de:
a) conclusão                  b) explicação
c) finalidade                  d) comparação

Questão 4 – Em “[…] cabelos cacheados de uma menina.”, a preposição “de” indica a ideia de:
a) causa                        b) posse
c) meio                         d) origem

Questão 5 – Na passagem “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito às diferenças.”, a preposição grifada exprime a ideia de:
a) posição superior         b) assunto
c) modo                        d) posição inferior

Questão 6 – A preposição “sobre”, no contexto da frase da questão anterior, apresenta o mesmo sentido da locução:
a) a respeito de              b) devido a
c) a despeito de             d) de acordo com

Questão 7 – Assinale a alternativa em que o “a” funciona como preposição:
a) “[…] a beleza de sermos como somos […]”
b) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar os perigos […]”
c) “[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”
d) “Uma proposta de reflexão sobre a importância do respeito […]”

Questão 8 – Registra-se o emprego de locução prepositiva em:
a) “O livro trata do encanto que cada um possui e da aceitação de si mesmo e do outro.”
b) “[…] enquanto o texto utiliza alegorias para mostrar a beleza de sermos como somos […]”
c) “[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”
d) “[…] e da autoestima em função da padronização da beleza.”

Questão 9 – Marque a frase em que o termo sublinhado é uma preposição:
a) “O livro trata do encanto que cada um possui […]”
b) “[…] sem a necessidade de nos encaixarmos em um padrão.”
c) “Uma história que utiliza a fantasia para mostrar […]”
d) “[…] mas que não se furta a abordar questões relevantes.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - Próclise, Mesóclise e Ênclise