LEITURA – CINCO MINUTOS - 1a parte


LEITURA – CINCO MINUTOS

PARTE UM

Resultado de imagem para LIVRO CINCO MINUTOS
Primeiro romance do escritor José de Alencar, Cinco Minutos foi publicado em 1856 em forma de folheto para o jornal Diário do Rio de Janeiro. Alguns meses depois, com todos os capítulos já publicados, os textos foram impressos em única edição e distribuídos para os assinantes do periódico. A edição foi procurada por muita gente, abrindo as portas para o escritor.
Mesmo 163 anos depois de obra ter sido publicada, a leitura permite a reflexão sobre a relação que temos com o TEMPO – e como poucos minutos podem fazer a diferença na vida de um homem ou de uma mulher.
Uma das características mais interessantes da obra é que os nomes dos personagens só são conhecidos nos capítulos finais do romance. O livro foi escrito na forma de carta a uma prima do autor.


“É uma história curiosa a que lhe vou contar, minha prima. Mas é uma história e não um romance.
Há mais de dois anos, seriam seis horas da tarde, dirigi-me ao Rocio para tomar o ônibus de Andaraí.
Sabe que sou o homem menos pontual que há neste mundo; entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis e esse mau costume dos ingleses.”


Observa-se no trecho acima o uso do recurso de ironia, uma figura de linguagem muito presente nas obras de Alencar.

A história tem início no Rio de Janeiro. O narrador-personagem perde o ônibus e é obrigado a pegar o próximo. O atraso foi de apenas cinco minutos.


“Isto prova que a pontualidade é uma excelente virtude para uma máquina; mas um grave defeito para um homem”.


Ele entra no próximo coletivo e procura um lugar, mas todos estão ocupados. No entanto, uma moça aperta-se em seu local e consegue achar uma brecha para o homem sentar. Ele tenta ver o rosto da garota, mas ela cobre a face com um véu de seda.


“Além de a noite estar escura, um maldito véu que caía de um chapeuzinho de palha não me deixava a menor esperança”.


Imediatamente ele pensa que a mulher deveria ser feia. Porém, vê-se encantado por seu perfume, e ali mesmo os dois já se mostram apaixonados um pelo outro. Os braços do casal se tocam e ele dá um beijo em seu ombro.


“A minha mão impaciente encontrou uma mãozinha delicada e mimosa, que se deixou apertar a medo”.
“- Perdão!
Não respondeu; conchegou-se ainda mais ao canto.
Tomei uma resolução heróica.
– Vou descer, não a incomodarei mais.
Ditas estas palavras rapidamente, de modo que só ela ouvisse, inclinei-me para mandar parar.
Mas senti outra vez a sua mãozinha, que apertava docemente a minha, como para impedir-me de sair.”


O momento é interrompido quando o ônibus chega ao destino. A moça, então, diz ao cavalheiro:


“Não se esqueça de mim.”


Ele tenta segui-la, mas acaba por perdê-la de vista. Apaixonado, o homem passa a procurar diariamente por aquela mulher.

Comentários

  1. Quem quiser (e puder), escreve AQUI NESTE ESPAÇO o que acha sobre a possibilidade de cinco míseros minutos mudar a vida de uma pessoa: esse tempo tão curto pode interferir na vida de alguém? Você gostaria de voltar cinco minutos em algum momento da vida? Ou ter mais cinco minutos para fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em meu ver 5 minutos e o suficiente para mudar tudo Renan 2C

      Excluir
  2. Em meu ver, 5 minutos pode mudar muita coisa em nossa vida sim... Por causa de 5 minutos, nós podemos perder a vaga de um emprego, não entrar na escola kkkkk ou, até nos dias de hoje, encontrar um amor como nesse primeiro capítulo... Tudo é possível, em meu ver... É isso prof

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho legal que sempre pensamos no atraso de 5 minutos como algo negativo. No caso do livro, foi uma coisa boa, pois ele encontrou o provável amor da vida dele. Pena que no final do livro coisas ruins tb acontecem.

      Excluir
  3. Cinco minutos é um tempo muito valioso para algumas pessoas, então na minha opinião pode sim interferir na vida de alguém, cinco minutos pode ser um tempo desesperador para alguém que está em uma mesa de serurgia, ao atravessar a rua pois até mesmo em um minuto a pessoa pode perder a vida em um acidente, em cinco minutos você pode até ajudar alguém, ou até quem sabe várias pessoas, não diria o mundo por que não acho que uma pessoa só possa transformar algo tão grande. Queria voltar cinco minutos da minha vida em algo que fiz no passado, mas prefiro não dizer. Gostaria de ter mais cinco minutos para quem sabe pensar mais sobre minha vida e na pessoa que realmente sou e quero ser, acho que a vida acaba sendo muito corrida transformando o tempo em um curto período para nós conseguir pensar em si mesmo, e em cinco minutos se você parar e refletir mais sobre algo pode ajudar muito no que vai vim pela frente.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito, que cinco minutos podem mudar toda uma vida. Pois bem, cinco minutos a menos, e aquele bebê não teria nascido morto, cinco minutos a mais, que ele usou para refletir e tomou uma decisão coerente, a qual não prejudicou ninguém, cinco minutos retirados do tempo em que eu passei com os meus amigos, e acrescentados na minha última conversa com a minha avó. Como eu disse anteriormente, cinco minutos podem sim, mudar tudo.

    ResponderExcluir
  5. Para mim,5 minutos pode definir td,se alguem que sofreu um acidente vai viver ou mmorrer .5 minutos muda muito.se perguntasse para alguma pessoa que perdeu alguem se ela gostaria de mais 5 minutos,para dar um abraço,falar que faz falta ou qualquer coisa,muitos "matariam" por isso.e é isso.
    5 minutos pode mudar uma vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - Próclise, Mesóclise e Ênclise

GRAMÁTICA - A CRASE (AULA TRÊS)