UM POUCO DE DRUMMOND - PARTE 1: poema "José"
O poema "José" de
Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea
Poesias. Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade
grande, a sua falta de esperança e a sensação de que está perdido na vida, sem
saber que caminho tomar.
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
Análise e interpretação do poema
Na composição, o poeta assume influências
modernistas, como verso livre, ausência de um padrão métrico nos versos e uso
de linguagem popular e cenários cotidianos.
Primeira estrofe
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Começa por
colocar uma questão que se repete ao longo de todo o poema, se tornando uma
espécie de refrão e assumindo cada vez mais força: "E agora, José?".
Agora, que os bons momentos terminaram, que "a festa acabou", "a
luz apagou", "o povo sumiu", o que resta? O que fazer?
Esta
indagação é o mote e o motor
do poema, a procura de um caminho, de um sentido possível. José, um nome muito
comum na língua portuguesa, pode ser entendido como um sujeito coletivo,
metonímia de um povo. Quando o autor repete a questão, e logo depois substitui
"José" por "você", podemos assumir que está se dirigindo ao
leitor, como se todos nós fossemos também o interlocutor.
É um homem
banal, "que é sem nome", mas "faz versos", "ama,
protesta", existe e resiste na sua vida trivial. Ao mencionar que este
homem é também um poeta, Drummond abre a possibilidade de identificarmos José
com o próprio autor. Coloca também um questionamento muito em voga na época:
para que serve a poesia ou a palavra escrita num tempo de guerra, miséria e destruição?
Segunda estrofe
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
Reforça
a ideia de vazio, de ausência e carência de tudo: está sem "mulher",
"discurso" e "carinho". Também refere que já não pode
"beber", "fumar" e "cuspir", como se seus
instintos e comportamentos estivessem sendo vigiados e tolhidos, como se não
tivesse liberdade para fazer aquilo que tem vontade.
Repete que
"a noite esfriou", numa nota disfórica, e acrescenta que "o dia
não veio", como também não veio "o bonde", "o riso" e
"a utopia". Todos os eventuais escapes, todas as possibilidades de
contornar o desespero e a realidade não chegaram, nem mesmo o sonho, nem mesmo
a esperança de um recomeço. Tudo "acabou", "fugiu",
"mofou", como se o tempo deteriorasse todas as coisas boas.
Terceira estrofe
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?
Lista
aquilo que é imaterial, próprio do sujeito ("sua doce palavra",
"seu instante de febre", "sua gula e jejum", "sua
incoerência", "seu ódio") e, em oposição direta, aquilo que é
material e palpável ("sua biblioteca", "sua lavra de ouro",
"seu terno de vidro"). Nada permaneceu, nada restou, sobrou apenas a
pergunta incansável: "E agora, José?".
Quarta estrofe
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
O
sujeito lírico não sabe como agir, não encontra solução face ao
desencantamento com a vida, como se torna visível nos versos "Com a chave
na mão / quer abrir a porta, / não existe porta". José não tem propósito,
saída, lugar no mundo.
Não
existe nem mesmo a possibilidade da morte como último recurso -
"quer morrer no mar, / mas o mar secou" - ideia que é reforçada mais
adiante. José é obrigado a viver.
Com
os versos "quer ir para Minas, / Minas não há mais", o autor cria
outro indício da possível identificação entre José e Drummond, pois Minas é a
seu etado natal. Já não é possível voltar ao local de origem, Minas
da sua infância já não é igual, não existe mais. Nem o passado é um refúgio.
Quinta estrofe
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
Coloca
hipóteses, através de formas verbais no pretérito imperfeito do
subjuntivo, de possíveis escapatórias ou distrações
("gritasse", "gemesse", "tocasse a valsa
vienense", "morresse") que nunca se concretizam, são
interrompidas, ficam em suspenso, o que é marcado pelo uso das reticências.
Mais uma
vez, é destacada a ideia de que nem mesmo a morte é uma resolução plausível,
nos versos: "Mas você não morre / Você é duro, José!". O
reconhecimento da própria força, a resiliência e a capacidade de sobreviver
parecem fazer parte da natureza deste sujeito, para quem desistir da vida não
pode ser opção.
Sexta estrofe
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
É
evidente o seu isolamento total ("Sozinho no escuro / Qual
bicho-do-mato"), " sem teogonia" (não há Deus, não existe fé nem
auxílio divino), "sem parede nua / para se encostar" (sem o apoio de
nada nem de ninguém), "sem cavalo preto / que fuja a galope" (sem
nenhum meio de fugir da situação em que se encontra).
Ainda
assim, "você marcha, José!". O poema termina com uma nova
questão: "José, para onde?". O autor explicita a noção de que este
indivíduo segue em frente, mesmo sem saber com que objetivo ou em que direção,
apenas podendo contar consigo mesmo, com o seu próprio corpo.
O verbo "marchar", uma
das últimas imagens que Drummond imprime no poema, parece ser muito
significativo na própria composição, pelo movimento
repetitivo, quase automático. José é um homem preso à sua rotina, às
suas obrigações, afogado em questões existenciais que o angustiam. Faz parte da
máquina, das engrenagens do sistema, tem que continuar suas ações cotidianas,
como um soldado nas suas batalhas diárias.
Mesmo
assim, e perante uma mundividência pessimista, de vazio existencial, os versos
finais do poema podem surgir como um vestígio de luz, uma réstia de esperança
ou, pelo menos, de força: José não sabe para onde vai, qual o seu destino ou
lugar no mundo, mas "marcha", segue, sobrevive, resiste.
Contexto histórico: Segunda Guerra Mundial e Estado Novo
Para compreender o poema na sua plenitude é
essencial termos em vista o contexto histórico no qual Drummond viveu e
escreveu. Em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, o Brasil também tinha
entrado num regime ditatorial, o Estado Novo de Getúlio Vargas.
O clima era de medo, repressão política,
incerteza perante o futuro. O espírito da época transparece, conferindo
preocupações políticas ao poema e expressando as inquietações cotidianas do
povo brasileiro. Também as condições de trabalho precárias, a modernização das
indústrias e a necessidade de migrar para as metrópoles tornavam a vida do
brasileiro comum numa luta constante.
Carlos Drummond de Andrade e o Modernismo brasileiro
O Modernismo brasileiro, que surgiu durante a
Semana de Arte Moderna de 1922, foi um movimento cultural que pretendia quebrar
os padrões e modelos clássicos e eurocêntricos, heranças do colonialismo. Na
poesia, queria abolir as normas que restringiam a liberdade criativa do autor:
as formas poéticas mais convencionais, o uso de rimas, o sistema métrico dos
versos ou os temas considerados, até então, líricos.
A proposta era abandonar o pedantismo e os
artifícios poéticos da época, adotando uma linguagem mais corrente e abordando
temas da realidade brasileira, como modo de valorizar a cultura e a identidade
nacional.
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira,
Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902. Autor de obras literárias de vários
gêneros (conto, crônica, história infantil e poesia), é considerado um dos
maiores poetas brasileiros do século XX.
Integrou a segunda geração modernista (1930 -
1945) que abraçou as influências dos poetas anteriores, e se focou largamente
nos problemas sociopolíticos do país e do mundo: desigualdades, guerras,
ditaduras, surgimento da bomba atômica. A poética do autor também revela um
forte questionamento existencial, pensando no propósito da vida humana e no
lugar do homem no mundo, como podemos ver no poema em análise.
Em 1942, data de publicação do poema,
Drummond estava de acordo com o espírito da época, produzindo uma poesia
política que expressava as dificuldades diárias do brasileiro comum e as suas
dúvidas e angústias, assim como a solidão do homem do interior perdido na
cidade grande.
Drummond morreu no Rio de Janeiro, dia 17 de
agosto de 1987, na sequência de um infarto do miocárdio, deixando um vasto
legado literário.
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