LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - Revisão – 1º bimestre
O anúncio publicitário (ou
simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto (anúncio
comercial) ou uma ideia (anúncio institucional) sendo veiculado pelos meios de
comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet.
Podemos encontrá-los também em
outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses
tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de
um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles que
produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas,
por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como
intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos
de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja!
Analise!
De acordo com as funções da linguagem,
os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou
apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da
mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e
não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles
veiculados pelo rádio.
Características
do Anúncio Publicitário
As principais características do
Anúncio Publicitário são:
Caráter comercial
Linguagem verbal e não verbal
Linguagem simples
Textos relativamente curtos
Textos persuasivos e atrativos
Humor, ironia e criatividade
Verbos no modo imperativo
Figuras e vícios de linguagem
Uso de cores, imagens, fotografias
Atividade desenvolvida em sala de aula
Criar anúncios publicitários sobre a
festa de Carnaval da escola, que será realizada no dia 1º de março para alunos
de 6º ano.
Em grupos de 3 ou 4 alunos,
desenvolver anúncios institucionais e comerciais relacionados ao evento.
O objetivo é divulgar o evento e
conscientizar os alunos do 6º ano sobre alguns tipos de comportamento.
Devem ser utilizados os elementos de
um anúncio, como:
- verbos no imperativo
- slogan
- linguagem mista (texto verbal e não
verbal)
Comentários
Postar um comentário