LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - Revisão1º bimestre

O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO



O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto (anúncio comercial) ou uma ideia (anúncio institucional) sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet.
Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.

Características do Anúncio Publicitário
As principais características do Anúncio Publicitário são:

Caráter comercial
Linguagem verbal e não verbal
Linguagem simples
Textos relativamente curtos
Textos persuasivos e atrativos
Humor, ironia e criatividade
Verbos no modo imperativo
Figuras e vícios de linguagem
Uso de cores, imagens, fotografias


Atividade desenvolvida em sala de aula

Criar anúncios publicitários sobre a festa de Carnaval da escola, que será realizada no dia 1º de março para alunos de 6º ano.
Em grupos de 3 ou 4 alunos, desenvolver anúncios institucionais e comerciais relacionados ao evento.
O objetivo é divulgar o evento e conscientizar os alunos do 6º ano sobre alguns tipos de comportamento.
Devem ser utilizados os elementos de um anúncio, como:
- verbos no imperativo
- slogan
- linguagem mista (texto verbal e não verbal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - Próclise, Mesóclise e Ênclise