GRAMÁTICA
- EXERCÍCIO I
EXERCÍCIO DADO NO CADERNO (com respostas)
Memória de livros
Não sei bem dizer como aprendi a ler. A
circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles
estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu
convivia com eles todas as horas do dia, a ponto de passar tempos enormes com
um deles aberto no colo, fingindo que estava lendo e, na verdade, se não me
trai a vã memória, de certa forma lendo, porque quando havia figuras, eu
inventava as histórias que elas ilustravam e, ao olhar para as letras, tinha a
sensação de que entendia nelas o que inventara. Segundo a crônica familiar, meu
pai interpretava aquilo como uma grande sede de saber cruelmente insatisfeita e
queria que eu aprendesse a ler já aos quatro anos, sendo demovido a muito
custo, por uma pedagoga amiga nossa. Mas, depois que completei seis anos, ele
não aguentou, fez um discurso dizendo que eu já conhecia todas as letras e
agora era só uma questão de juntá-las e, além de tudo, ele não suportava mais
ter um filho analfabeto. […]
(João Ubaldo Ribeiro.
“Um brasileiro em Berlim”. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2011).
1) “Não sei bem dizer
como aprendi a ler.”. Identifique o pronome pessoal omitido nessa passagem do
texto:
O pronome
omitido no texto é o “Eu”
2) De que modo foi
possível identificar o pronome omitido?
O pronome
pessoal “Eu” foi identificado pela desinência (terminação) no verbo “sei”
3) Grife no trecho a
seguir os pronomes pessoais que retomam “os livros”:
“A circulação entre
os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda,
inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu convivia com eles
[…]”
4) Em “[…] eu
inventava as histórias que elas ilustravam […]”, o pronome pessoal “elas”
substitui, considerando-se o contexto:
a)
figuras b) histórias c)
letras d) memórias
5) “[…] agora era só uma questão de juntá-las
[…]”. Localize o referente do pronome pessoal do caso oblíquo em destaque nessa
parte do texto:
Juntá-las, as letras
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