GRAMÁTICA - EXERCÍCIO I


EXERCÍCIO DADO NO CADERNO (com respostas)

Memória de livros
    Não sei bem dizer como aprendi a ler. A circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu convivia com eles todas as horas do dia, a ponto de passar tempos enormes com um deles aberto no colo, fingindo que estava lendo e, na verdade, se não me trai a vã memória, de certa forma lendo, porque quando havia figuras, eu inventava as histórias que elas ilustravam e, ao olhar para as letras, tinha a sensação de que entendia nelas o que inventara. Segundo a crônica familiar, meu pai interpretava aquilo como uma grande sede de saber cruelmente insatisfeita e queria que eu aprendesse a ler já aos quatro anos, sendo demovido a muito custo, por uma pedagoga amiga nossa. Mas, depois que completei seis anos, ele não aguentou, fez um discurso dizendo que eu já conhecia todas as letras e agora era só uma questão de juntá-las e, além de tudo, ele não suportava mais ter um filho analfabeto. […]

(João Ubaldo Ribeiro. “Um brasileiro em Berlim”.  Rio de Janeiro: Objetiva, 2011).

1) “Não sei bem dizer como aprendi a ler.”. Identifique o pronome pessoal omitido nessa passagem do texto:
O pronome omitido no texto é o “Eu”

2) De que modo foi possível identificar o pronome omitido?
O pronome pessoal “Eu” foi identificado pela desinência (terminação) no verbo “sei”

3) Grife no trecho a seguir os pronomes pessoais que retomam “os livros”:

“A circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu convivia com eles […]”

4) Em “[…] eu inventava as histórias que elas ilustravam […]”, o pronome pessoal “elas” substitui, considerando-se o contexto:
a) figuras          b) histórias       c) letras            d) memórias

 5) “[…] agora era só uma questão de juntá-las […]”. Localize o referente do pronome pessoal do caso oblíquo em destaque nessa parte do texto:
Juntá-las, as letras

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